Seminário do Vilar acolhe cerimónia de tomada de posse dos órgãos regionais do Porto da OSAE

Reveja a Cerimónia.

 

Teve hoje lugar, no Seminário do Vilar, situado junto aos jardins do Palácio de Cristal, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos regionais do Porto da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE), eleitos para o mandato 2022-2025. A mesa foi constituída por José Carlos Resende, Bastonário da OSAE, Armando Oliveira, Presidente da Assembleia Geral da OSAE, Carlos de Matos, Presidente do Conselho Superior da OSAE, Duarte Pinto, Presidente do Conselho Regional do Porto, e Nicolau Vieira, Presidente eleito do Conselho Regional do Porto.

 

 

A cerimónia teve início com o discurso de Duarte Pinto, que começou por evidenciar o seu “enorme sentimento de orgulho por fazer parte desta classe de solicitadores e de agentes de execução que, ao longo destes anos difíceis, deram um novo sentido à palavra resiliência”. Destacou ainda que “os solicitadores foram capazes de se reinventar, assegurando a mais nobre missão que lhes compete, que é servir os cidadãos, e fizeram-no de forma notável”. Terminou a sua exposição, mostrando a confiança de que “Nicolau Vieira será, sem sombra de dúvidas, um dirigente que exercerá de forma competente e regrada as suas funções”.

 

 

Depois, foi Armando Oliveira quem tomou a palavra. Este agradeceu todo o trabalho desempenhado pelos dirigentes que hoje terminaram as suas funções, não deixando de congratular os que agora abraçam esta missão. “Nós temos tido, ao longo dos últimos anos, uma única estrada para percorrer, tendo sempre presente que o objetivo final é servir o cidadão, a Justiça e também os colegas que integram esta Ordem”, referiu, deixando ainda umas palavras de reconhecimento ao Presidente eleito do Conselho Regional do Porto: “estou certíssimo de que o colega Nicolau Vieira terá um mandato profícuo e que os objetivos propostos serão alcançados”.

 

 

Deu-se, posteriormente, início à tomada de posse dos novos órgãos regionais do Porto da OSAE, na qual foram empossados os membros das Assembleias de Representantes dos Colégios Profissionais e da OSAE, os Presidentes das Delegações Distritais e os membros do Conselho Regional do Porto.

Seguiu-se aquele que foi o primeiro discurso de Nicolau Vieira, já enquanto Presidente do Conselho Regional do Porto da OSAE. Foi com uma mensagem de saudação a todos os presentes que iniciou a sua alocução, dirigindo-se aos seus antecessores para agradecer todo o trabalho que realizaram a favor da Ordem e dos cidadãos nas mais variadíssimas vertentes. Já a todos os eleitos, deixou uma mensagem de encorajamento para que continuem a fazer o melhor em defesa dos cidadãos, da verdade e da Justiça. “Esta é a equipa em que todos depositaram a sua confiança para, no próximo quadriénio, conduzir o destino deste Conselho Regional e fica aqui o nosso sério compromisso de que daremos o nosso melhor”. Para Nicolau Vieira, “o saber de experiência feito é um valor insubstituível e imprescindível para uma harmoniosa evolução da profissão e unidos seremos mais fortes”, concluiu.

 

 

Coube, por fim, ao Bastonário da OSAE o encerramento da cerimónia. José Carlos Resende fez questão de agradecer a todos os colegas e entidades presentes nesta cerimónia. Congratulou os membros cessantes pelo trabalho realizado e por todo o esforço que puseram no seu mandato, felicitando também todos os colegas eleitos que iniciam agora funções. Por fim, deixou ainda os seus votos de sucesso ao novo Presidente do Conselho Regional do Porto, relembrando que “o exercício destas funções envolvem um caminho de profunda aprendizagem, em que somos permanentemente desafios a fazer mais e melhor”.

 

 

 

Publicado a 12/01/2022

Eventos