1.º Encontro Concelhio reúne associados de Oliveira de Azeméis

Decorreu, no passado dia 24 de outubro, a primeira edição dos Encontros Concelhios. Oliveira de Azeméis foi o concelho anfitrião desta iniciativa organizada pelo Conselho Regional do Porto (CRP) da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução, pela Delegação Distrital de Aveiro e pela Delegação Concelhia de Oliveira de Azeméis, com o apoio da OSAE.

O evento reuniu cerca de quatro dezenas de participantes na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis. Promover a formação e o aumento de competências dos profissionais, ao mesmo tempo que se estreitam laços entre os associados foram os grandes objetivos deste encontro.

Ângelo Cardoso, Presidente da Delegação Distrital de Aveiro, e António Vieira, Delegado Concelhio de Oliveira de Azeméis, deram as boas-vindas aos participantes e desejaram um dia profícuo a nível da aquisição de conhecimentos, aumento de competências e convívio. Seguiu-se o painel formativo subordinado ao tema “Regulamento Sucessório Europeu”, no qual Sérgio Fernandes, colaborador do Instituto de Formação Botto Machado (IFBM) da OSAE, abordou o Regulamento (EU) n.º 650/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 04.07.2012, que criou o Certificado Sucessório Europeu (CSE) e que entrou em vigor a 16.08.2012, sendo aplicável às sucessões das pessoas falecidas de 17.08.2015 em diante.

 

 

Após uma pausa para café, teve início a segunda parte do Encontro Concelhio de Oliveira de Azeméis. Apresentada pelo Presidente do CRP da OSAE, Duarte Pinto, os participantes puderam assistir às OSAE Short Talks, um formato estreado no IV Fórum de Solicitadores e Agentes de Execução, em que os oradores têm 30 minutos para dar a conhecer uma competência ou serviço de valor acrescentado prestado pelos profissionais representados pela OSAE. Desta feita, os temas abordados foram o PEPEX, por Rui Miguel Simão, 1.º Secretário do Conselho Geral da OSAE, o GeoPredial, por Ricardo Oliveira, Delegado Concelhio de Felgueiras, e os Autos de Constatação, por Marco Antunes, Vogal do Conselho Profissional do Colégio dos Solicitadores.

 

 

 

No final desta iniciativa houve ainda tempo para entregar os diplomas aos novos Solicitadores e para homenagear o Solicitador José da Mota Ferreira, um profissional de reconhecido mérito e um exemplo para todos os colegas.

O evento terminou com um animado jantar de convívio, no qual reinou a boa disposição e a certeza do sucesso deste novo Encontro Concelhio.

 

 

Publicado a 28/10/2019

Eventos